O TechAmazônia é uma plataforma de comunicação digital dedicada à divulgação de conteúdo sobre tecnologia, ciência e inovação na região amazônica.

Nossa missão é divulgar conhecimento sobre a produção tecnológica, científica e de inovação regional, para mostrar ao resto do Brasil que a Amazônia não é apenas floresta e povos tradicionais, mas um grande celeiro de desenvolvimento tecnológico/científico nacional.

Estamos no ar desde fevereiro de 2025 na internet e nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.

Em nossos melhores sonhos (nosso projeto), ainda queremos produzir um podcast, uma coluna semanal para rádio, editar uma revista, e desenvolver um projeto de ensino gratuito de Inteligência Artificial para jovens de 16 a 24 anos, ampliando não só nosso alcance, mas nosso potencial de impacto e transformação social, que é uma das funções sociais do jornalismo.

Proposta de Valor

Promover, de forma acessível e inovadora, a divulgação tecnológica e científica produzida na Amazônia, por meio do jornalismo, atuando como um hub confiável de conteúdo, com o objetivo de reposicionar a visão nacional, mostrando que a região é um grande polo de desenvolvimento e inovação para o Brasil e para o Mundo.

Jornalista Responsável

O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo jornalista Márcio Azevedo (MTB 176/AM), que possui mais de 21 anos de experiência em comunicação, tendo atuado como repórter, apresentador, editor-chefe, diretor de redação e assessor de imprensa.

Ele é especialista em Inteligência Artificial para Negócios e mestrando em comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Inteligência Artificial

O TechAmazônia utiliza Inteligência Artificial de Nível 3 em seu processo editorial.

A IA de Nível 3 foi classificada pelo professor Rodrigo Tavares, da Nova Escola de Negócios e Economia de Portugal, quando utilizada para sugerir títulos, criar leads, editar texto a partir de apuração humana, encontrar padrões em bases de dados, produzir imagens e até simular perguntas para entrevistas — mas sempre sob o crivo de um jornalista profissional.

No nosso caso, todo material apurado por um humano, é enviado via WhatsApp para uma automação chamada “Editor.Ai”, que usa Inteligência Artificial Generativa, com prompts escritos com regras jornalísticas e de SEO, para entregar o texto pronto para ser publicado.