Resumo Mostrar
Manaus é uma das 169 cidades brasileiras que receberão, entre os dias 19 e 21 de maio, a edição 2025 do Pint of Science Brasil, o maior festival de divulgação científica em ambiente descontraído do mundo. Na capital amazonense, o evento ocorre em três locais distintos: Casa do Pensador, African House e Frankfurt Choperia, com uma programação diversa que inclui temas como saúde pública, saberes indígenas e meio ambiente.
Realizado no Brasil desde 2015, o Pint of Science nasceu em 2012 na Inglaterra com a proposta de aproximar cientistas da sociedade em espaços como bares, restaurantes, cafés e praças. Em Manaus, a cidade participa desde 2018, consolidando-se como um polo ativo de divulgação científica na região Norte.
Tema 2025: Tempo de Mudanças
Sob o lema “Tempo de mudanças”, o festival deste ano reflete o atual momento de transformações globais — ambientais, políticas e sociais. O coordenador nacional do Pint of Science Brasil, Eduardo Bessa, professor da Universidade de Brasília (UnB), destaca que estamos vivenciando hoje os impactos que antes pareciam distantes, como os efeitos das mudanças climáticas.
“A gente está sentindo na pele o que antes imaginávamos que aconteceria com os ursos polares e com os nossos bisnetos”, afirma Bessa. Ele reforça a importância da ciência como ferramenta para compreender, enfrentar e mitigar esses desafios.
Programação em Manaus
A programação manauara reúne cientistas locais e convidados em três noites de bate-papo:
📍 19 de maio – Casa do Pensador (Largo de São Sebastião):
- 19h: “Dra, pode beber usando esse remédio?” — com Dra. Izabella Safe (FVS e UEA)
- 20h: “Epidemia de sífilis: desafios no controle” — com Dra. Adele Schwartz Benzaken (AHF)
📍 20 de maio – African House:
- 19h às 20h:
- Sileusa Menezes Monteiro — atuação do COLIND/UFAM
- Ronaldo Adzaneeni — tecnologias Medzeniako
- Geovane Medzeniako — saberes do povo Baniwa
- 20h às 21h:
- Viviane Cajusuanaima — práticas alimentares Ye’kwana
- Jaime Diakara — Pamüse (fermentação tradicional)
- Martinho da Silva Teixeira — cânticos rituais dos Yanomami
📍 21 de maio – Frankfurt Choperia (Parque 10 de Novembro):
- 19h: “Ganhar, perder, apostar: a psicopatologia do jogo na cultura” — com Dr. Enio Tavares (UFAM)
- 20h: “Queimadas, poluição do ar e regulação no Brasil: estamos avançando?” — com Dr. Rodrigo Ferreira de Souza (UEA)
Um brinde à ciência
Com o lema “Um brinde à ciência”, o Pint of Science acontece simultaneamente em 27 países, sendo o Brasil o líder mundial em número de cidades participantes, superando inclusive o Reino Unido, onde tudo começou. A Espanha vem logo atrás com 75 cidades, seguida por França (61) e Reino Unido (42).
O festival é gratuito, sem necessidade de inscrição. Para participar, basta consultar a programação no site oficial: pintofscience.com.br e comparecer aos locais dos encontros.
A edição em Manaus conta com patrocínio da Cervejaria Rio Negro, Instituto Sharon e Frankfurt Choperia, e apoio institucional da Fundação Alfredo da Matta (FUHAM), Aids Healthcare Foundation (AHF), SEST/SENAT e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.