Emergência Climática na Amazônia será debatida em seminário
Foto: Secom

Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Fapeam e o Gepeab, promove o seminário “Emergência Climática na Amazônia: Diálogos para a COP30 em Manaus”.

O evento, híbrido e gratuito, ocorrerá no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com transmissão on-line para outras regiões. O objetivo é refletir sobre os efeitos do neoextrativismo, a injustiça climática e o racismo ambiental como ameaças à democracia na Amazônia.

Diálogo amazônico com foco na COP30

Com quatro eixos — Político, Socioambiental, Socioeconômico e Fundiário — o seminário visa construir propostas para a COP30, que será realizada em Manaus. A ideia é reunir pesquisadores, representantes públicos, movimentos sociais e povos tradicionais em torno de soluções integradas e regionais para elaboração de sistemas relacionados à emergência climática na Amazônia.

Segundo a Profª. Dra. Girlian Silva de Sousa (UEA), proponente do evento, “o Amazonas é um dos mais impactados pelos efeitos econômicos e socioambientais da emergência climática. O diálogo entre ciência, Estado e sociedade é essencial para enfrentar esses desafios.”

Emergência climática e seus impactos regionais

A proposta é discutir como os processos de exploração em larga escala — como o neoextrativismo — agravam as desigualdades e afetam diretamente comunidades amazônicas levando a diferentes impactos regionais. O evento também abordará os vínculos entre mudanças climáticas, perda de biodiversidade e conflitos fundiários.

Entre os participantes confirmados estão instituições como Embrapa, Ufopa, MPPA, Corecon-AM e Gedha.

Como participar do seminário?

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, clicando aqui. Os participantes receberão certificado de 20 horas complementares.

Contribuição coletiva para políticas públicas

O seminário busca ser mais que um espaço acadêmico. A proposta é promover uma construção coletiva de estratégias que levem as demandas amazônicas para o centro das discussões globais sobre o clima, especialmente na COP30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *